Seja bem-vindo ao PPEHL

Boas-vindas da Coordenadora do Mestrado,
 

O Programa de Pós-graduação em ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL foi aprovado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino supeiror em 2018 e terá início em 2019.

 

O objetivo do curso é aprimorar a formação continuada dos professores, mediante o exercício de atividades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento da prática pedagógica, nas áreas de Humanidades e Linguagens, nas quais a reflexão sobre o seu exercício profissional e as suas concepções/crenças e/ou representações sobre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento serão privilegiadas.

 

Espera-se que o egresso desenvolva perfil pesquisador e reflexivo de sua própria prática, autônomo na busca do conhecimento e que, dependendo das condições de trabalho a serem oferecidas pelas escolas onde atuam, possam desenvolver estratégias inovadoras, as quais sirvam de instrumento eficiente de mediação no processo ensino-aprendizagem e comprometido com a oferta de educação de qualidade.

 

O PPEHL é, também, uma estratégia para a redução das assimetrias da pós-graduação na região norte e visa, ainda, o fortalecimento dos grupos de pesquisas e a formação profissionais para os quadros de pesquisadores e docentes de instituições de pesquisa e de ensino superior.

Dentre outras práticas que motivam a consolidação do PPEHL, estão as atividades advindas dos grupos de pesquisa. Todos os professores vinculados à proposta orientam discentes em projetos de Iniciação Científica (PIBIC), tanto na área de humanidades quanto na de linguagens. Outros professores, por sua vez, coordenam, também, programas de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no fito de vivenciar o ambiente educacional a partir do desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino. Além disso, vinculadas ao Centro de Educação e Letras - CEL, estão duas revistas acadêmicas, a Revista Anthesis – Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidental –, criada em 2012, de fluxo contínuo, com publicações de artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Letras (Linguística e Literatura) e áreas afins das Ciências Humanas; e a Revista Communitas – publicação eletrônica do Grupo de Pesquisas em Memórias, Identidades, Currículos e Culturas, do Centro de Educação e Letras no Câmpus Floresta de Cruzeiro do Sul da Universidade Federal do Acre.

 

 

Prof. Drª. Maria José Moraes da Silva Costa

​Coordenadora do Mestrado

Zeza.webp